RĂDIO AGĂNCIA NACIONAL
De quantos ritmos Ă© feita a floresta? Para mais de 40, garante o DJ, produtor e pesquisador musical Zek Picoteiro, que lança o projeto Afluentes, uma sĂ©rie de podcasts, vĂdeos e site interativo que convidam a um mergulho profundo na potĂȘncia dos povos que dançam lambada, tecnobrega, tocam tambor e fazem da AmazĂŽnia um celeiro musical. Uma infinidade de distintos gĂȘneros musicais, mas que seguem uma Ășnica inspiração. A paisagem amazĂŽnica e a correnteza dos rios, como revela o produtor e pesquisador musical DJ Zek Picoteiro.Â
âĂ impossĂvel olhar a AmazĂŽnia como uma coisa sĂł. Mas, se tem uma coisa que junta, que estĂĄ conectada com todas as sonoridades, Ă© a relação das pessoas com o rio. EntĂŁo, cada gĂȘnero musical ou nasce na beira do rio, ou ele Ă© espalhado, ele circula pelos rios, trafega, navega pelos rios. Ou ele conta sobre a paisagem que os rios formam, ele conta sobre as mĂșsicas que sĂŁo inspiradas pela paisagem dos rios. EntĂŁo, a relação ribeirinha na AmazĂŽnia acaba sendo um traço cultural que determina o nosso jeito de se relacionar com a mĂșsica.â
ZĂ© percorre o rio Amazonas e alguns dos seus principais afluentes como o TapajĂłs e o GuamĂĄ. O objetivo Ă© mapear gĂȘneros musicais produzidos no fluxo desses rios, emergindo na cultura ribeirinha para compreender a maneira como o amazĂŽnida compĂ”e, toca, produz, escuta e distribui a sua prĂłpria mĂșsica. Ă no encontro das ĂĄguas que surgem as festas de BeiradĂŁo. Os tambores do carimbĂł, o swing da lambada, as toadas de boi-bumbĂĄ, os batuques de marabaixo e as batidas do tecnobrega. Ritmos que sĂŁo temas da primeira temporada do projeto que, alĂ©m da mĂșsica, traz depoimentos,  testemunhos e vivĂȘncias a cada episĂłdio, como garante Zek Picoteiro.Â
âTem histĂłrias maravilhosas sobre como surge o CarimbĂł. Como o Tecnobrega se espalha como pororoca, nĂ©? Tem histĂłrias maravilhosas tambĂ©m sobre como o Mestre Vieira, lĂĄ no interior, lĂĄ em Barcarena, na beira do rio, tem uma relação profunda com a guitarra elĂ©trica, a mĂșsica brasileira. Estava questionando a presença da guitarra elĂ©trica.  Caetano Veloso e Gilberto Gil, supersubversivos, assim, introduzindo a guitarra elĂ©trica na mĂșsica brasileira. Aqui nos anos 60, 70, estava lĂĄ o Mestre Vieira fazendo a mesma coisa. Uma mĂșsica instrumental na beira do rio, para fazer o povo dançar.Â
Os dois primeiros episĂłdios com o beiradĂŁo, o ritmo do Amazonas, e o tecnobrega, o ritmo do ParĂĄ, jĂĄ estĂŁo disponĂveis em todas as plataformas digitais. Acompanhe um site contendo um mapa interativo da bacia hidrogrĂĄfica amazĂŽnica, junto a informaçÔes sobre gĂȘneros sonoros, artistas e movimentos musicais da regiĂŁo.
Um repositĂłrio central de todos os conteĂșdos produzidos, artigos diĂĄrios de bordo, playlists e sets mixados. O projeto Ă© fomentado pelo programa Funarte Retomada, com produção do Instituto RegatĂŁo AmazĂŽnia, realização da Fundação Nacional das Artes e MinistĂ©rio da Cultura e Governo Federal.
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